Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica

O Núcleo Tumulto! de Investigação Cênica é um grupo de teatro paulistano fundado em 2013, por alunos egressos dos cursos regulares da SP Escola de Teatro. Seus integrantes, desde então, vêm desenvolvendo pesquisa em busca de materialidades que revelem um caráter multidisciplinar, polissêmico e de partilhas de sensíveis, de modos de vida, na experiência do fazer teatral.

“Cachorro Urubu”, trabalho de estreia do Núcleo Tumulto, foi contemplado pelo edital ProAc de Primeiras Obras Teatrais em 2014. Este processo criativo representou o firmamento do coletivo enquanto tal e alguns dos pilares de pesquisa do grupo, tais como: as relações com o público que o coloquem como testemunhas dos acontecimentos; a construção de uma dramaturgia performativa no processo coletivo; a ideia de performatividade como modo de produção e partilha e o processo colaborativo horizontal entre as áreas criativas. Ao longo dos anos, estas se tornaram as principais frentes de pesquisa da identidade e linguagem do grupo, que explora a fricção entre realidades e ficções dos temas abordados, na interseção de múltiplas narrativas em torno dos mesmos.

O Núcleo Tumulto prioriza a relação com um público que não esteja necessariamente conectado ao fazer teatral através de estudos formais, optando assim pela descentralização de suas ações e da realização de práticas para além da criação de obras teatrais. Em seus processos criativos, o grupo realiza procedimentos como derivas, intervenções e performances. Desta forma, os integrantes buscam transladar suas pesquisas e experiências entre espaços públicos e ambiente acadêmico, na interseção entre experiências práticas periféricas e pensamentos teóricos centralizados nos ambientes formais de aprendizado.

© 2020 por Núcleo Tumulto. 

  • Facebook
  • Instagram

São Paulo, Brasil